raios

Três cuidados que você precisa ter em uma tempestade com raios

As tempestades que ocorrem no Brasil são um pouco assustadoras, não é? Nessas horas, todo o cuidado é pouco. Nosso país é um dos que mais sofrem com isso, e cerca de 20% das vítimas fatais se encontram dentro de suas casas.

Sempre é bom tomar medidas para se proteger, portanto, confira algumas dicas neste post.

Não tome banho durante as tempestades com raios

Não é difícil entender o motivo pela qual se deve evitar tomar banho durante as tempestades de raios. A água é um meio no qual a eletricidade pode fluir facilmente e está ligada diretamente à rede elétrica pelo chuveiro.

Por este motivo, é necessário não apenas evitar o banho em chuveiros, mas qualquer contato com a água. Principalmente quem se encontra em locais próximos a praias ou mesmo na rua, quando a chuva torna todo o ambiente perigoso.

A atração metálica

Os metais são outro tipo de material altamente condutor, são pontos de forte atração às descargas elétricas. Em meio à uma tempestade de raios, deve-se ficar distante de qualquer coisa que seja composta por metais, mesmo nos mais pequenos objetos.

No caso de se encontrar junto ao seu automóvel, é aconselhado permanecer no interior do veículo e não fora dele. Embora tenha uma composição majoritariamente de metal, os pneus de borracha isolam o conjunto e tornam pouco eficientes a passagem de corrente elétrica pelo automóvel.

Garantir a proteção na sua residência

Para quem deseja realmente ficar livre de preocupações em meio a uma tempestade de raios, algumas formas de proteção elétrica são altamente efetivas. Umas das principais é o sistema de aterramento, que dissipa para a terra a energia elevada que pode se encontrar na rede, evitando danos aos equipamentos. A instalação de para-raios pode ser instalada em qualquer residência, fornecendo segurança às pessoas no seu interior.

Dispositivos de proteção na rede

Para assegurar uma residência realmente protegida, é interessante a instalação de DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos elétricos) na rede. Instalados junto ao quadro de distribuição, estes dispositivos podem absorver descargas, evitando que fluam para o interior da residência

Há também dispositivos que podem atuar de forma parecida a disjuntores, evitando o risco de choques elétricos. Como cuidado nunca é demais, adotar estas dicas podem tornar as tempestades de raios menos aterrorizantes para você e sua família, protegendo seus equipamentos e principalmente a integridade das pessoas presentes.

Qualquer dúvida, entre em contato comigo 😉

Muito obrigado e até o nosso próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *